Exercícios pliométricos são reconhecidos como “saltos” de qualquer natureza. Saltos no lugar, pular corda, polichinelos, saltos em caixas ou até mesmo saltos com sobrecarga. Mas não é só isso, pois lançamentos, corridas e aterrissagens também são. Isso porque exige dos músculos impulso, velocidade e força, tanto na fase concêntrica quanto excêntrica para produzir potência. Quando falamos em movimento não podemos pensar numa única direção ou plano.

Os movimentos naturais são multidirecionais e planares, como nosso simples caminhar. Nesse universo dos movimentos e das atividades, seja ela qual for a escolhida, uma coisa todas devem ter em comum: o objetivo de ficar mais forte. Não precisa ser forte como um bodybuilder ou um strongman, porém mais forte do que ontem, pois a tendência natural da vida é perdermos força.

Neste aspecto a pliometria contribui de várias formas:
aumento da força rápida ou explosiva (também conhecida como potência)
aumenta velocidade de reação muscular
aumenta a reatividade do SNC (sistema nervoso central) melhora a absorção de impactos
aumenta densidade óssea
estimula fortalecimento muscular
serve de base para diversas modalidades esportivas
previne osteoporose
previne osteopenia

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Mulher pulando corda euatleta (Foto: Getty Images)Que tal pular corda? Fala em dias alternados durante cinco a 10 minutos nas primeiras semanas (Foto: Getty Images)

Assim como outros métodos de treinamento, o corpo vai precisar de estímulos e recuperação adequados para que uma nova sessão de exercícios possa acontecer. Há risco de lesões se não forem observadas características e individualidades que possam prejudicar o desempenho. Você pode começar fazendo pequenas sessões de corda, polichinelos ou trotes.

Como a seguir:
Em dias alternados durante cinco a 10 minutos nas duas primeiras semanas. Faça durante 30 segundos e descanse por período igual ou o dobro, dependendo da sua condição física. Observe sua evolução. Diminua o período de recuperação a cada semana até que você consiga fazer pelo tempo completo sem intervalo.

O treino de pliometria deve ser inserido no seu programa de treino por um profissional capacitado e pode depender de adaptações e progressões para que você possa usufruir dos benefícios que este tipo de treinamento pode proporcionar.

Bom treino!

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com